sexta-feira, 30 de março de 2012

1338 - Novo blog sobre a Rota Estrada Rio Branco

Os imigrantes italianos que se destinavam à região da Serra Gaúcha faziam a parte inicial da viagem através do rio Caí. São Sebastião do Caí era o ponto máximo a que se podia chegar de barco, pois logo acima cachoeiras impediam a navegação

A ponte de ferro sobre o rio Caí foi construida em 1900 e continua sendo usada até hoje. Antes dela a travessia do rio Caí era muito perigosa, principalmente quando chovia e o rio ficava cheio
Até a localidade de Nova Palmira, a estrada corre junto ao rio Caí, em meio a montanhas e densas florestas nativas
Por iniciativa do professor Luiz Ernesto Brambatti, começa a ser gestado o projeto de uma nova e importante rota turística: a Rota Estrada Rio Branco.
Ela é importante porque tem a ver com uma das maiores epopéias brasileiras: a da imigração. Entre 1874 e 1914, cerca de 100.000 imigrantes, na sua maioria italianos, vieram para o Brasil e foram instalados na região da Serra Gaúcha. Esta fantástica transferência de população - que pode se traduzir em milhares histórias individuais - foi planejada e executada pelo governo imperial brasileiro, nos tempos de Dom Pedro I e do seu primeiro ministro Visconde de Rio Branco (não confundir com o Barão de Rio Branco, que foi seus filho).
Para levar os imigrantes até a região da atual Caxias do Sul, então uma imensa selva desabitada, o império fundou uma cidade chamada São Sebastião do Caí, situada no último ponto do rio Caí que ainda oferecia razoáveis condições de navegabilidade. Dali para cima, as cachoeiras impediam a navegação.
São Sebastião do Caí e Montenegro, foram - por longo tempo - sedes municipais de territórios enormes que se estendiam até o alto da serra, onde os colonos foram instalados.
Do Caí até as imediações da atual cidade de Caxias do Sul foi aberta uma estrada que, mais tarde, veio a ser chamada de Estrada Visconde de Rio Branco ou, mais resumidamente, Estrada Rio Branco.
Por ela, os imigrantes subiam a serra. No início a subida era a pé, pois o caminho aberto no meio do mato era tão precário que não permitia a passagem de carretas ou carruagens. E os pobres imigrantes, também, não teriam mesmo o dinheiro para pagar pela viagem, caso existissem ali carruagens e estrada capaz de permitir o trânsito das mesmas.
Mulas e cavalos passavam por essas estradas. Mas andar nesses animais, por estrada tão precária, era perigoso. Exigia perícia que os colonos não tinham.
É esse caminho, a Estrada Rio Branco, que os turistas serão convidados a percorrer, quando a rota for implantada. Mas a estrada ainda existe e pode ser desbravada por quem tiver disposição para descobri-la.
O blog Rota Estrada Rio Branco foi criado para difundir o conhecimento sobre esta estrada e o contexto histórico que a produziu. Ele pretende, também, colaborar para a concretização do projeto da rota turística. E deseja, ainda, mostrar às pessoas a extraordinária beleza da região pela qual a Estrada Rio Branco se estende.
Conheça o blog, ingressando nele pelo seguinte endereço:
http://estradariobranco.blogspot.com.br/



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