quarta-feira, 4 de julho de 2012

1422 - Alceu Moojen, aos 77 anos, é um dos melhores atletas veteranos do país

Na sua faixa de idade, o professor Alceu não tem rivais no país
O Campeonato Brasileiro de Atletismo Master aconteceu neste fim de semana, em Porto Alegre. E o Caí esteve muito bem representado.
O professor Alceu Moojen foi lá, participou de quatro provas e ganhou as quatro. Com 87 anos, o professor está sobrando.
No sábado pela manhã, ele disputou a prova dos 800 metros e ganhou tranquilo. De tarde, sagrou-se campeão brasileiro dos 5.000 metros. No domingo pela manhã ele venceu a prova de 10.000 metros e à tarde ganhou a de 1.500.
Com 77 anos de idade, o professor disputou as provas da categoria dos 75 a 79 anos, na qual é o melhor do Brasil. Ele espera continuar bem até competar os oitenta anos, quando poderá disputar campeonatos mundiais em condições de vencer. Ele poderá disputar provas nesta categoria a partir do dia 1° de janeiro de 2014.
A julgar pela proesa que fez agora em Porto Alegre, ele é forte candidato a campeão mundial. Desta vez, ele estava fora de forma porque fez uma cirurgia no braço e ficou cinco meses sem treinar. Está, inclusive, acima do peso ideal.
O difícil vai ser conseguir um patrocinador que banque suas viagens ao exterior. Atualmente, por incrivel que pareça, o professor não conta com apoio de nenhuma empresa. Com poucos recursos, ele tem de pagar do seu bolso as passagens e hospedagem, quando viaja para uma competição. No próximo dia 8, ele vai disputar a Meia Maratona de Foz do Iguaçu. Vai concorrer 21 quilômetros, provavelmente ganhar, mas é ele que vai ter de pagar a hospedagem. A passagem ele consegue de graça por ser idoso. Algumas pessoas no Caí, como Iguatemi Lúcio da Silva e Santos Fagundes já têm dado algum apoio ao único atleta caiense que é detentor de vários títulos nacionais.
O Professor Alceu levantou a torcida com as suas sucessivas vitórias no Campeonato Brasileiro. Mas teve um outro atleta que chamou bastante atenção. Era um paulista de 95 anos que correu os 100 metros e provou que não existe limite de idade para a prática do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário