quarta-feira, 4 de julho de 2012

1423 - Flores: uma família de policiais


Ary Flores foi o primeiro: os irmãos Tomé e Lui, mais a sobrinha Luciane também seguiram a profissão
Os irmãos Tomé e Luiz Flores atuaram, por muito tempo,  como policiais na delegacia do Caí. Tomé foi também vereador e Luiz (mais conhecido como Lui) é um dos donos do CFC Silva Flores. Ambos tiveram grande destaque, também, no esporte. Lui foi grande treinador de futebol.
Mas os dois não foram os únicos policiais da família. Ary Flores,  mais velho do que eles, foi o primeiro da família a ingressar na polícia, abrindo caminho para Tomé e Lui ingressarem na profissão. A filha de Lui, Luciane, também seguiu a profissão de policial civil.
Eles eram filhos do comerciante Ermínio da Silva Flores, que teve um bar na rua 7 de Setembro, quase esquina com a rua Oderich. Seu Ermínio foi também agricultor e trabalhou no DAER.
Ary, quando jovem, trabalhou na fábrica Oderich e outros empregos, até que fez concurso e ingressou na Guarda Civil, que depois foi transformada em Polícia Civil.
Quando ocorreu o episódio da Legalidade, no ano de 1961, Ary já era da Guarda Civil e ficou entrincheirado no Palácio Piratini. A Guarda defendia o governador Leonel Brizola e a resistência gaúcha ao golpe que pretendeu impedir a posse de João Goulart na presidência da república.
Depois a Guarda transformou-se em Polícia Civil e Ary  atuou em delegacias de diversas cidades: Getúlio Vargas, São Leopoldo, Santo Ângelo e Novo Hamburgo, além das delegacias regionais de São Leopoldo e General Osório.
Era casado com Roseli Parodi e teve seis filhos, inclusive Marco Antônio (o Nêgo do Ary) e Claudiomiro (o Quinho), que são muito conhecidos na cidade.
Aposentado, Ary vivia sossegadamente na sua casa situada no mesmo bairro Navegantes, na esquina das ruas São João e General Osório.
Sua saúde parecia boa, mas ele sofria de uma deficiência cardíaca e, há 20 dias, passou a apresentar sintomas de enfraquecimento. Morreu sexta-feira à noite, no hospital da Unimed, em Montenegro. No domingo foi enterrado no Caí com grande acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário