O Vale do Caí é a região brasileira com maior desenvolvimento sócio/econômico e as melhores administrações municipais. Foi colonizado, predominantemente, por brasileiros de origem lusa a partir de 1740, e por imigrantes alemães, desde 1827. EDITORIAL: veja postagem 1410 TAMANHO DAS FOTOS: um clic sobre as fotos pode mudar seu tamanho.
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
1460 - Situação econômica dos municípios do Vale do Caí
Os quadros acima dão uma boa idéia da situação econômica do Vale do Caí e de cada uma dos seus municípios.
Mostram que alguns deles tiveram crescimento espantoso, enquanto outros cresceram muito pouco. O que mais se destaca é Tupandi, que teve um crescimento espantoso ao longo dos últimos 15 anos. Outros, como o Caí e Capela, embora tenham crescido razoavelmente (a sua produção triplicou), ficaram muito atrás de Tupandi, que cresceu 25 vezes.
É impressionante notar que o Caí, há vinte anos atrás, era muito mais rico que Tupandi e mesmo Capela de Santana tinha PIB per capita bem superior ao de Tupandi.
A história econômica desses três municípios mostra o quanto uma administração municipal competente pode contribuir para o desenvolvimento.
O que nos leva a crer que devemos investir nas administrações municipais. Os prefeitos devem se conscientizar da sua responsabilidade e também os cidadãos devem ter a preocupação de escolher bons governantes.
CRESCIMENTO
O crescimento recente dos municípios (mostrado na tabela 1) nos dá uma notícia confortadora. Municípios que tiveram fraco desempenho nos últimos 15 anos (como Capela, Caí e Vale Real, tiveram forte crescimento nos últimos dois anos. Talvez tenham encontrado o caminho do progresso.
Outros, como o Portão, foram mal nos últimos 15 anos e pior ainda nos últimos dois. É preocupante. Bom Princípio, que já teve fase de grande progresso no início da sua vida independente, não foi muito bem nos últimos 15 anos e, pior ainda, nos últimos dois. E o mesmo se pode dizer de Salvador do Sul.
SITUAÇÃO DIFÍCIL
Por volta do ano 1990 o Caí era o município mais rico da região. Estava tão bem que, mesmo tendo crescido mediocremente nas duas décadas posteriores, não chegou ao fundo o poço. Com dois anos de bom crescimento recente, o município ficou ali pelo meio da tabela.
Quem está mal é Capela e Vale Real, que deram uma melhorada nos anos recentes, e Hortêncio, que contiua mal. Chama atenção que, pelos critérios utilizados pela Confederação dos Municípios, Hortêncio é uma prefeitura modelo. Realmente, ela é muito econômica e paga suas contas em dia. Mas não consegue fomentar o desenvolvimento do município. Então não adianta. O que uma prefeitura deve se preocupar em fazer é melhorar a vida do povo e povo pobre não está bem.
RIQUEZA
O melhor indicativo da riqueza de um país é o PIB per capita. E ele se mede dividindo toda a riqueza produzida no país ao longo do ano pelo seu número de habitantes. O mesmo se pode fazer no município, dividindo-se o valor adicionado pela população.
Vemos, então, que a Capela, mesmo tendo crescido muito nos últimos dois anos, continua sendo o município mais pobre da região. Os capelenses procuzem, em média, 14 vezes menos que os tupandienses.
Depois vem Hortêncio, Vale Real, Portão e Brochier. Desses, apenas Capela, Vale Real e Linha Nova mostram sinais de melhora, pois cresceram bem nos últimos dois anos. Hortêncio, Portão e Brochier continuam errando e precisam adotar um plano de desenvolvimento urgentemente.
DÁ PARA FAZER
Os prefeitos que irão se eleger em outubro devem ter em mente que é possível promover o progresso do seu município. E nem é tão difícil. Se a economia está doente, a solução é procurar um médico, que fará o diagnóstico da doença e indicará o remédio. É verdade que não existem muitos especialistas nessa área. Tente, então, consultar as pessoas que comandaram o sucesso dos municípios que mais progrediram (Tupandi, Maratá, Pareci Novo, Capela, Vale Real, Harmonia. Identifique quem foram os principais responsáveis pelo sucesso desses municípios e peçam ajuda. As pessoas que realmente sabem têm prazer em ensinar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
De qual site foram retirados esses dados? Gostaria de saber mais sobre os outros municípios gaúchos também. Obrigado
ResponderExcluir