No verão de 2012, a campanha do Brasil sem Grades teve enorme divulgação na RBS TV |
Dez anos de ONG Brasil Sem Grades. Em todo esse tempo, trabalhamos para combater as causas da criminalidade, por intermédio do planejamento familiar, paternidade responsável e revisão do Código de Processo Penal (CPP).
Denunciamos ao Ministério Público o não cumprimento da Lei do Planejamento Familiar. Realizamos dois fóruns estaduais e cinco regionais sobre o tema, para prefeitos, secretários municipais e voluntários. Criamos um curso de Paternidade Responsável. Participamos de comissões especiais da Assembleia Legislativa. Fomos várias vezes a Brasília. Coletamos assinaturas a favor do Planejamento Familiar e a favor de emendas populares apresentadas pelo Movimento Gabriela Sou da Paz. Temos um site e uma newsletter semanal com mais de 80.000 nomes cadastrados. Formamos uma rede nacional de vítimas. Ajudamos a criar a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência.
Participamos de vários debates de rádio e TV. Proferimos palestras, escrevemos artigos, publicamos um jornal trimestral. Criamos e divulgamos campanhas publicitárias, com a colaboração da imprensa. Distribuímos mudas de árvores frutíferas em regiões carentes, criamos o projeto Pai? Presente!, que visa identificar e aproximar o pai da vida do filho, e, mais recentemente, lançamos a campanha Justiça Seja Feita com o objetivo de combater a impunidade que assola as famílias vítimas de violência. Agora estamos lançando a campanha Chega de Braços Cruzados que fará valer a força da sociedade para cobrar dos políticos brasileiros mais rigor nas leis. Não espere sentir a dor da perda na própria carne. Descruze os braços. Ajude-nos a fazer um Brasil em que as únicas grades que existam sejam as das cadeias!
* Presidente da ONG Brasil Sem Grades.
Luiz Fernando Oderich
* Presidente da ONG Brasil sem Grades
Nenhum comentário:
Postar um comentário