sábado, 18 de agosto de 2012

1463 - Ideb 2011: as municipais melhor que as estaduais

Ano da virada: em 2011, o ensino municipal superou o estadual em qualidade

Na sua edição de 18 de agosto de 2012, o jornal Fato Novo publicou um levantamento exclusivo mostrando a situação das escolas do Vale do Caí quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é levantado pelo Ministério da Educação nas escolas de todo o país, de dois em dois anos.


As pessoas acreditam que se os seus filhos estudarem numa escola estadual, terão educação de melhor qualidade. É bom que comecem a mudar de idéia, pois as escolas municipais estão evoluindo muito e a qualidade do seu ensino já supera a das escolas estaduais.
Divulgados na última terça-feira, os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mostrou que o estado do Rio Grande do Sul não vai bem na área educacional.
Mas o Vale do Caí continua sendo uma excessão também neste aspecto tão importante. Principalmente no que se refere às escolas municipais.
Como se sabe, a região é a mais desenvolvida e a que conta com as melhores administrações municipais. Inúmeras estatísticas têm demonstrado essa realidade e o IDEB não é excessão. O ensino na região, mesmo precisando ainda melhorar muito, apresenta uma boa evolução nos anos mais recentes.
Por isso mesmo, a população espera cada vez mais do poder público municipal. É este poder que tem feito a transformação no Vale do Caí e as pessoas sentem que pouco podem esperar dos governos federal e estadual. Os números do IDEB confirmam isso. As escolas municipais melhoram, as estaduais estão estagnadas e federal só existe uma: a Escola Técnica de Feliz.
As tabelas aqui apresentada mostram uma nova realidade no ensino municipal. Embora que alguns municípios apresentassem grandes dificuldades nas suas escolas municipais no passado, houve uma significativa evolução delas nos últimos anos. Ainda em 2009, havia uma grande diferença entre o nível de qualidade do ensino nas escolas estaduais caienses na comparação com as do município. Em 2011, essa diferença já havia sido praticamente eliminada.
Conforme o Ministério da Educação, a nota 6,0 é considerada ensino de primeiro mundo. E o objetivo para o ano de 2021 é que todas as escolas cheguem a esse nível.
No Vale do Caí, a maioria das escolas municipais já atingiram esse nível ou estão próximas dele.  Isso acontece até mesmo em Capela de Santana, município mais pobre da região. E mesmo no Caí, onde as escolas municipais, em 2007, figuravam entre as 24 piores do estado, houve uma melhora muito significativa nos últimos anos. Podendo se esperar que a nota 6,0 seja alcançada brevemente.
Como sempre, Tupandi se destaca entre os municípios da região. A escola municipal São Francisco alcançou a nota 7,2, ficando entre as melhores do estado. Os alunos, professores e diretores da escola podem se orgulhar muito do nível alcançado pela sua escola. Mas é evidente que tal êxito se deve, em muito, ao vigor econômico desse município e à eficiencia administrativa da sua prefeitura. Fatores que dão condições à escola de investir na qualidade da escolas municipais.
Tupandi, por muito tempo, direcionou seus maiores investimentos para o fortalecimento enconômico do município. Hoje está colhendo os frutos deste esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário