A presidente Dilma quer reativar a ferrovia que ligava Porto Alegre a São Paulo e ela deverá passar pelo Vale do Caí |
Antigamente, a linha de trens passavam por dentro da cidade de Montenegro. Outras cidades da região, como Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Barão, surgiram a partir de estações da estrada de ferro. Em Capela de Santana, o bairro mais populoso se chama Estação, porque a estrada de ferro passava por ali e tinha uma estação, na qual o trem parava para o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias. Portão e Maratá são outras cidade do Vale do Cai pelas quais a ferrovia passava.
Na época, a ferrovia trouxe muito progresso para as localidades situadas no seu caminho. Mas, mal administrada pelo governo, a ferrovia tornou-se ineficiente e dava muito prejuízo e acabou sendo desativada.
A antiga estrada de ferro ligava Porto Alegre a Caxias do Sul e foi feita com grande dificuldade devido à forte subida da Serra, no trecho entre Maratá e Salvador do Sul. Até um túnel foi escavado numa montanha para facilitar a subida do trem (um veículo que não enfrenta lomba muito íngreme).
A VOLTA DA FERROVIA
Agora a presidente Dilma anuncia que vai esquecer a sua aversão às privatizações e resolveu investir nelas para fazer o Brasil entrar nos trilhos novamente. Em todos os países avançados o trem é usado intensamente e a presidente se convenceu que o Brasil também precisa dele para o transporte de cargas de forma mais segura e econômica.
Mais que isso, a presidente reconheceu que o governo brasileiro não tem competência para se encarregar sozinho da implantação de toda a infraestrutura que o Brasil precisa. Deixou de lado a sua ideologia de esquerda e resolveu apelar para a iniciativa privada. Concedendo licenças a empresas privadas, o governo pretende realizar grandes obras que podem impulsionar o desenvolvimento do país.
Assim foi resolvido que será revitalizada a ferrovia que, no passado, ligava São Paulo a Porto Alegre. E será feito, ainda, um prolongamento da ferrovia da capital gaúcha até o porto de Rio Grande.
VALE DO CAÍ
Essa é uma grande notícia para o Rio Grande do Sul e para o Vale do Caí, pois é quase certo que essa ferrovia passará pela região.
No passado, os trens que iam de Porto Alegre para São Paulo passavam por Portão, Capela e Montenegro, seguindo depois em direção a Lajeado e, dali, seguindo para Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Mas é bem possível que, de imediato ou talvez mais tarde, seja implantado um outro trajeto, passando pela região de Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Passando antes por Maratá, Salvador do Sul e Barão.
Esse trajeto é ainda mais interessante para o Vale do Caí e vale a pena a região pleitear pela escolha dele, pois as empresas da região serão muito beneficiadas com a proximidade de uma ferrovia, que irá diminuir os seus custos de transporte. Caxias e Bento poderão ser fortes parceiros do Vale na defesa dessa opção.
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