quarta-feira, 3 de julho de 2013

2253 - Nova Petrópolis - Capelas da antiga paróquia de São José do Hortêncio

Atual igreja de São Lourenço, na localidade de Linha Imperial
Relato de viagem efetuada no início do século XX
Meia hora acima da última Capela mencionada (1), atravessamos o (arroio) Paixão em nossa ronda e assim chegamos ao Distrito de Nova Petrópolis, que é uma Freguesia estadual, mas que em termos de administração eclesial pertence à Paróquia de São Sebastião (do Caí), e nos últimos dois anos voltou a ser assistida a partir de São José. 
Considerando que o Distrito compreende 12 léguas quadradas (1000 colônias) com 12 capelas e 550 famílias católicas, uma ronda pela totalidade do distrito iria demandar muito tempo , de modo que vamos nos limitar a fazer uma rápida visita aos postos mais antigos, já assistidos anteriormente pelos Padres Miachel Kellner e Blees, de São José. 
Já que estamos na margem direita do (rio) Caí, vamos a Sebastopol. No ano de 1858, quando Petrópolis foi levantada, a administração colonial mandou algumas famílias para aqueles rincões longínquos, principalmente da região da Alsácia e holandeses. 
Nos primeiros tempos, os colonos foram perturbados várias vezes pelos bugres, sendo um homem morto a flechadas. A maioria dos habitantes de Sebastopol era de católicos, de modo que os Padres de São José lhes faziam visitas, dizendo a Santa Missa ora na casa de Wendelin Pim..., ora na residência de Karl Boone. 
Em 1878 foi erguida uma pequena Capela consagrada a Santa Elisabete, mas que foi consumida por um incêndio em 1894. Atualmente há uma Igrejinha muito bonita, erguida em alvenaria, com vista para o Vale do Caí, no lugar daquela que queimou. 
Se nos voltarmos agora para o outro lado do Caí, após .... horas de cavalgada (arroio) Pirajá acima, chegamos à Capela de São Lourenço, que é apenas uma antiga casa que serve como Capela desde 1868. Se Deus quiser, na festa de São Lourenço deste ano, será consagrada e entregue ao uso uma nova Igreja espaçosa (65 pés de comprimento por 32 de largura). Sua importância não será menor do que ser a futura Igreja Paroquial de Nova Petrópolis e sede de um pároco próprio. 
Interessante para muitos leitores poderá ser a comparação da população católica de Petrópolis nos anos de 1873 e 1899. No ano de 1873, em Petrópolis havia 33 famílias católicas alemãs e 15 brasileiras, portanto 48 famílias católicas. Em 1899, o distrito já contava com 214 famílias católicas alemãs, 93 brasileiras e 239 italianas, num total de 546 famílias católicas, com um crescimento multiplicado por onze naqueles 26 anos.

1 - Esta frase nos dá uma pista quanto à localização de Nova Tirol. Ela ficava na margem esquerda do rio Caí, no longo caminho que vai de Picada Cará até Sebastopol. Atualmente, a única localidade de porte exsitente nesse longo trajeto é Linha Temerária (perto de Vale Real) do outro lado do rio. Em 1940, quando foi publicado o livro Caí, de Alceu Masson. Linha Temerária já era mencionada como localidade de destaque no município do Caí, que ainda tinha Nova Petrópolis como um dos seus distritos. Talvez a povoação de Temerária seja um nome moderno de Nova Tirol.

Texto extraído do Familienfreud Kalender (O Amigo da Família) publicação dos padres jesuítas de São Leopoldo, atribuído ao padre Theodor Amstad
Tradução do alemão disponibilizada por Hari Klein

2 comentários: