quinta-feira, 4 de julho de 2013

2264 - Pareci Novo - Capelas da antiga paróquia de São José do Hortêncio

O seminário de Pareci Novo, criado pelo empenho do padre Amstad, foi básico 
na tarefa dos padres alemães, que revolucionaram a igreja brasileira


Se continuarmos a descer o Rio Caí, chegaremos a Pareci e a Montenegro, onde nos primeiros tempos os Padres de São José (1) também davam assistência religiosa. 
A evolução mais espantosa parece ter sido a localidade de Pareci, pois na mesma casa onde os Padres de antigamente disseram missa  algumas vezes para os pobres escravos de Juca Ignacio, onde padeciam às centenas sob o jugo da escravidão, agora se encontra o local onde crianças de todas as nações, sejam brasileiras, alemãs ou italianas recebem sua primeira preparação para a carreira apostólica (2).
A casa de Juca Ignacio se transformou em escola de guerra, onde os Guerreiros de Jesus se preparam para quebra o jugo de escravidão de Satanás. Conta-se que José Ignacio Teixeira tivera a intenção de erguer uma Capela em homenagem ao seu Patrono, São José, mas que a estátua que lhe seria consagrada foi perdida num naufrágio e que a capela em construção foi atingida por um raio, como se Deus quisesse, como no caso bíblico de Davi, que a capela fosse levantada em outros tempos e por outras mãos. 
E hoje vemos na vila de Pareci Novo uma Igreja construída em homenagem a São José. Do mesmo modo como já temos aqui, há mais de 50 anos, o nosso São José do Hortêncio, surge agora ás margens do Caí uma nova São José do Pareci. Muitas bênçãos! É o que nós desejamos à nossa jovem co-irmã.

1 - São José do Hortêncio
2- Seminário São José, dos padres jesuitas 

Texto extraído do periódico Familienfreud Kalender, publicado pelos padres jesuítas de São Leopoldo, atribuído ao padre Theodor Amstad 
Tradução do alemão disponibilizada por Hari Klein


Nenhum comentário:

Postar um comentário