quarta-feira, 3 de julho de 2013

2263 - 14 Colônias - Capelas da antiga paróquia de São José do Hortêncio

14 Colônias, mesmo pequena, tem hoje uma bela igreja
Justamente a história das Filiais de São José mostra como elas são dependentes da Comunidade Matriz. O ditado que se usa para as famílias "A maçã não cai longe do tronco" também pode ser aplicado à comunidade como um todo. As filiais locais foram formadas, em sua maior parte, pela mudança de famílias saindo da comunidade matriz, de modo que as filiais geralmente serão tais quais a matriz, boas ou ruins, trabalhadoras ou preguiçosas.
No mesmo tempo da comunidade matriz, que naqueles tempos não se chamava São José e sim Picada Rio Cadeia, existia como filial apenas aquela das 14 Colônias (1). 
Por isto, entre todas lhe compete o primeiro lugar. Já no ano de 1844 as Quatorze Colônias haviam construído sua própria capelinha e no seu retorno para a Picada das Árvores (?), o Padre Augustin, como vimos acima, celebrou a primeira missa e o primeiro casamento, nominalmente o de Jakob Ludwig, cabendo ao Padre Johann, quando este chegou à Picada Portuguesa pouco tempo depois, fazer as exéquias do primeiro sepultamento, ao sepultar solenemente as ossadas de Peter Ludwig e dos 3 companheiros assassinados, encontradas naquela época. 
Tal qual as Quatorze Colônias ainda se gabam até hoje, aquele era o local preferido do Padre Johann, que as visitava com gosto e frequência para celebrar missas. Numa ocasião, em que os da Picada Portuguesa ficaram por demais arrepiados e começaram a juntar assinaturas para destituir o Padre Johann, as Quatorze Colônias fecharam fileiras atrás dele. 
Foi ele, também,  que incentivou-os, apesar de poucos, a construir sua própria igreja de alvenaria, bastante espaçosa, e que infelizmente é mais bonita do que sólida, pois hoje em dia apresenta muitas trincas e rachaduras. Os padroeiros são os 14 Santos Auxiliares. 
Nos primeiros anos, eram realizadas muitas cavalgadas públicas e privadas até essa Capela, um evento que aos poucos foi relegado ao esquecimento, talvez pelo próprio enfraquecimento da Picada, que na década de 1850 contava com 19 famílias alemães, ao passo que atualmente há apenas 9. Por isso, as Quatorze Colônias devem se consolar com o ditado: "Nós não contamos, nós pesamos."

1- Localidade no interior de Lindolfo Collor

Texto extraído do periódico Familienfreud Kalender, publicado pelos padres jesuítas de São Leopoldo, atribuído ao padre Theodor Amstad 
Tradução do alemão disponibilizada por Hari Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário