![]() |
Linha Nova era reduto da igreja luterana, mas o padre
Amstad também passava por lá |
O fundador daquela Picada, que na época ainda era jovem e recém-casado, Jakob Jung, havia fugido para a floresta sozinho e desacompanhado, em fuga diante dos Farrapos. Preferia enfrentar as onças do que os Farrapos.
Dizem que já em 1850 foi erguida a primeira capelinha. Os Padres Johann e Michael faziam frequentes visitas àquele local, como pode ser visto no Registro de Bastismo. Em 1873 houve a visita do ilustríssimo Bispo dom Sebastião. Como Holland era bem cuidado pelos Padres de São José e as pessoas gostavam tanto do bom Padre Michael Kellner, resistiram bravamente contra a iniciativa de serem transferidos para Bom Jardim.
A única Assembleia redigida pelo Padre Kellner ainda tem uma cópia conservada no Arquivo da Igreja. Nesse requerimento, o Padre Kellner sublinha, em especial, que Holland está .... léguas mais perto de São José do que de Bom Jardim, o que talvez realmente fosse verdade com as condições das estradas reinantes naquele tempo.
Ainda hoje os Holandeses são visitantes assíduos e bem vistos nas missas da Picada Nova. Em honra à fidelidade dos bons Holandeses, eles vão desfilar com sua própria bandeira em nossa festa do Jubileu, pois há muitos anos demos o direito de cidadão honorário ao seu patriarca, Jakob Jung. Mas agora nos delongamos demais com os Holandeses e perdemos muito tempo com conversas, pois temos um caminho bastante extenso entre as muitas capelas que já pertenceram a São José. Por isso, vamos dar um grande pulo até o Fritzenberg (5) em Feliz.
1- Linha Nova
2- Picada Holanda, no interior do município de Picada Café
3- São José do Hortêncio
4- Bom Jardim, atual Ivoti
5- Morro Grande, no perto de Linha Nova, por onde se passava para ir de Hortêncio a Feliz
Texto extraído do periódico Familienfreud Kalender, publicado pelos padres jesuítas de São Leopoldo, atribuído ao padre Theodor Amstad
Tradução do alemão disponibilizada por Hari Klein

Nenhum comentário:
Postar um comentário