quarta-feira, 3 de julho de 2013

2261 - Feliz Alta - Antigas capelas da paróquia de São José do Hortêncio

A igreja Santo Inácio, no Morro das Batatas,
foi a primeira construída na Picada Feliz
A Filial Feliz é a terceira mais antiga Filial de São José (1) e, como já vimos antes, foi instituída em 1846, sendo geralmente ocupada por“Deutschländer” (alemães) recém-chegados. Mas também a Comunidade Matriz (1) contribuiu com moradores. E esses velhos e experientes colonos serviram de mestres para os recém-chegados, seus guias e conselheiros. 
Foram eles os seguintes, que conseguimos localizar no Registro de Famílias: Johann Simon, que angariou o título de “Prefeito” de Feliz em virtude de seus méritos. Além deste, também Johann Berwanger, um “líder na batalha”. Também Peter Berwanger, Mathias e Michael Redel, Franz ...., Johann Hentz e outros, em 1847 já haviam tomado em suas mãos o cajado de viagem e se estabelecido na nova Picada Feliz. 
A facilidade de venda dos produtos pode ser inferida de uma anedota que me foi contada muitas vezes. Uma vez que o pessoal de Feliz tinha de transportar toda sua produção através do Vale Rosental, por sobre o Fritzenberg até chegar à Picada Portuguesa, recebendo apenas algumas Patacas como pagamento, aquela gente prática resolveu plantar menos e trabalhar apenas 2 ou 3 dias na semana e dedicar os dias livres a atividades santificadas. 
Dito e feito. Foram comprados alguns copos, um garrafão com conteúdo adequado, arrumados alguns bancos e pronto: podia começar a atividade. Hoje no Hannes, amanhã no Michel, depois no Peter. Assim eram realizadas as reuniões de passa-tempo. Mesmo que essa instituição fosse boa para fomentar a socialização da Picada, conta-se que muitos dos seus frequentadores desaprenderam a trabalhar e aprenderam a beber. 
Mas voltemos ao real objeto da narrativa desta nossa Filial. A primeira Capela de Santo Inácio já devia estar pronta na chegada do próprio Padre Johann, pois já em 1° de maio de 1850 foi sepultada Maria Hentz, filha de Johann Hentz, no Cemitério da Capela de Santo Inácio, seguindo o rito local de sepultamento.
Segundo os primeiros registros familiares, em 1851 a Picada Feliz já contava com 85 famílias, isto é, 10 famílias a mais que a própria Picada Portuguesa. Por isso mesmo, já naqueles tempos os Felicenses pareciam sentir-se um tanto quanto autônomos, pois como já vimos acima, praticamente não ajudavam em nada no suporte das despesas da Igreja e do Padre. No ano de 1870 lançaram a pedra fundamental de sua própria igreja. Em 1873 o Reverendíssimo Bispo Dom Sebastião fez uma visita à igreja, em 1877, Santo Inácio recebeu seu primeiro vigário na pessoa do Padre Bartholomäus Tiecher, com o que a comunidade de Alto Feliz rompeu sua ligação com a Igreja Matriz em São José.

1- São José do Hortêncio


Texto extraído do periódico Familienfreud Kalender, publicado pelos padres jesuítas de São Leopoldo, atribuído ao padre Theodor Amstad 
Tradução do alemão disponibilizada por Hari Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário