quarta-feira, 3 de julho de 2013

2260 - Feliz - Antigas capelas da paróquia de São José do Hortêncio

A igreja de Feliz foi a primeira construída em alvenaria, 
na região colonial do Vale do Caí

A Feliz de baixo, com a Capela de Santa Catarina, ainda ficou com São José, ou pelo menos recebia assistência espiritual a partir de São José (1). 
A Capela de Santa Catarina foi construída no ano de 1868, quando o Padre Michael Kellner era vigário de São José, sendo a primeira capela construída em alvenaria em toda a região do Caí. 
Entretanto, os Padres de São José não se mostravam muito favoráveis à construção naquele local, uma vez que não a achavam adequada em virtude de sua pequena distância em relação à Capela de Santo Inácio (no alto do Morro das Batatas).
Logicamente, se pudessem ter olhado para o futuro para prever em pensamentos como a localidade se transformou em uma pequena cidade em apenas 30 anos, teriam concordado com a construção com toda satisfação. 
Nesta nova e espaçosa capela foi realizada, em 1871, uma missão de campo pelos Padres Feldhaus e Dörlemann, muito bem frequentada e que teve um resultado abençoado. Dois anos depois, na Festa da Santa Padroeira, em 25 de novembro de 1873, a Comunidade teve a grande honra de ser inaugurada pelo Reverendíssimo Bispo Dom Sebastião. 
A partir do ano de 1881 a Capela passou a ser assistida espiritualmente a partir de São Sebastião (1). Apesar de a Capela já não pertencer a São José, nos seja concedida a licença para relatar que na sua história posterior, a Comunidade acrescentou, com grandes sacrifícios financeiros,uma bela torre à sua Capela e decorou seu interior pelas mãos artísticas do mestre carpinteiro e marceneiro artesão Michael Flach, de modo que a Capela ficou conhecida como a mais enfeitada em toda a região.
No âmbito da atual Paróquia havia, naqueles tempos, mais duas praças onde os Padres de São José, de vez em quando, iam com seus Ofícios, ou seja, em Kronental (3) e em Nova Palmira. Neste último local, geralmente na residência de Johann Arenhardt, um antigo morador das 14 Colônias, e em Kronental na casa de Mathias Finkler. Em 1875 os fiéis de Kronental construíram sua primeira Capelinha em honra aos Três Reis Magos, a qual foi substituída por uma igreja maciça de alvenaria, cuja torre enfeita sobremaneira o Vale do Caí. 

1- São José do Hortêncio
2- São Sebastião do Caí
3- Vale Real

Foto de Susy Dienstbach
Texto extraído do periódico Familienfreud Kalender, publicado pelos padres jesuítas de São Leopoldo, atribuído ao padre Theodor Amstad 
Tradução do alemão disponibilizada por Hari Klein

Um comentário:

  1. A Igreja possui arquivos com os registros de casamentos ali realizados desde o início de sua fundação?
    Obrigada

    ResponderExcluir