quarta-feira, 3 de julho de 2013

2257 - Tupandi -Antigas capelas da paróquia de São José do Hortêncio

A grande e bela igreja enfeita a paisagem da cidade
Vamos agora descer o Caí e transpor o córrego Steinbach (1), chegando a uma outra colônia afiliada de São José, ou seja, Salvador (2), cujo nome deriva do curso de água com o mesmo nome. 
Quando o espaço começou a ficar pequeno nas velhas Colônias, lá pelo ano de 1860, os colonos locais acharam muito boa a iniciativa do velho Juca Ignacio Teixeira (3), de colocar à venda suas vastas terras na margem direita do Caí. 
A exemplo do que foi Wilhelm Winter para a Picada Winterschneiss, um outro egresso da Picada Portuguesa foi seu fundador (dessa nova área de colonização), ou seja, Peter Kuhn, que também instituiu a velha regra de apenas permitir vendas de terras a famílias católicas. A Paróquia de São Salvador continuou a ser um distrito católico graças a essa providência. 
No ano de 1864 foi erguida a primeira Capela em São Salvador, como se vê da cópia, ainda existente, do pedido encaminhado ao Bispo. Naquele escrito, a população de então já era estimada em 80 famílias, com a observação de que se encontrava em franco crescimento. 
Um pouco depois foi construída uma Capela em São Benedito, que nos Livros de Batismos é citada com o nome de Santo Antonio de Salvador. 
Também em São Salvador encontramos uma boa parte de colonos procedentes da Picada Portuguesa, tais como Kuhn, Heck, Redel, Walter, Selbach, Junge, Marx, Orth, Henzel, Schuh, Simon, Rambo e Leidems. 
Se podemos citar a Winterschneiss como “Paróquia Matriz”, podemos chamar São Salvador de “Convervadora”, não no sentido político da palavra, mas no sentido de que sabe manter ou "conservar" seu sacerdotes, pois podemos quase dizer que desde seu surgimento (em 1876) soube manter e conservar seu atual vigário, o Padre Mathias Pfluger. 
Com a fundação da Paróquia Montenegro, em 1871, São Salvador também se soltou de São José e passou para Montenegro, até que se tornou paróquia independente.

1- Arroio das Pedras
2- A atual Tupandi
3- Dono da enorme Fazenda Pareci, que se estendia desde as proximidades de Montenegro até perto de Bom Princípio

Texto extraído do periódico Familienfreud Kalender, publicado pelos padres jesuítas de São Leopoldo, atribuído ao padre Theodor Amstad 
Tradução do alemão disponibilizada por Hari Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário