quarta-feira, 3 de julho de 2013

2258 - No município de Barão - Capelas pertencentes à antiga paróquia de São José do Hortêncio

Igreja velha de São Vendelino, demolida na década de 1980



As Capelas agora pertencentes a Bom Princípio, de Piedade, São Wendel (1), Francês e Badenserberg, desde o surgimento dessas Picadas entre 1858 e 1871, foram atendidas a partir de São José, e representavam a dor de cabeça dos sacerdotes locais, em parte pela grande distância e caminhos ruins, numa intensidade que hoje nem conseguimos imaginar, e em parte por causa da grande diversidade de nações ali representadas, tendo partes de população brasileira, alemã, suíça, francesa, holandesa e os demais novos migrantes que ali se juntavam. (2).
Os antigos acompanhantes dos Padres ainda se lembram muito bem das condições ali reinantes. Principalmente o Padre Michael Kellner foi o Apóstolo daqueles “silvícolas”. É evidente que também por lá tudo melhorou e que a Missão lá realizada em 1871 teve efeitos muito mais contundentes do que em Santa Catarina (3).

1- São Vendelino
2- A vinda de imigrantes de diversos países europeus para aquela região fez com que ali convivessem pessoas falando várias línguas diversas. Por isso, o local ficou conhecido como Linha Babilônia.
3- Capela da atual cidade de Feliz.

Texto extraído do periódico Familienfreud Kalender, publicado pelos padres jesuítas de São Leopoldo, atribuído ao padre Theodor Amstad 
Tradução do alemão disponibilizada por Hari Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário