O Vale do Caí é a região brasileira com maior desenvolvimento sócio/econômico e as melhores administrações municipais. Foi colonizado, predominantemente, por brasileiros de origem lusa a partir de 1740, e por imigrantes alemães, desde 1827. EDITORIAL: veja postagem 1410 TAMANHO DAS FOTOS: um clic sobre as fotos pode mudar seu tamanho.
segunda-feira, 8 de julho de 2013
2290 - O incrível movimento na Ramiro Barcelos
Esta foto é posterior ao ano de 1906, pois a igreja evangélica já havia sido construída. Os postes que aparecem na foto são, provavelmente, da rede de telégrafo, que foi instalada em 1907. Estava instalada num prédio já demolido, na rua Assis Brasil, ao lado do nº 996, conforme informa o livro Montenegro Ontem & Hoje, edição de 1982, na página 230. A agência ficava entre a rua José Luiz e a Conselheiro Camargo (atual Fernando Ferrari). O primeiro telegrafista foi Honório Soares e o entregador de telegramas era Afonso de Oliveira.
A primeira usina municipal, geradora de eletricidadade, situada na esquina das ruas José Luis e João Pessoa e foi instalada em 1919, mas os postes na Ramiro foram colocados no meio da rua, visando melhor aproveitamento para a iluminação pública.
Existiu, antes de 1919, uma outra rede de energia elétrica fornecida pela empresa Cervejaria Jahn, que tinha gerador próprio. mas não sabemos exatamente em que ano essa rede foi implantada.
Portanto essa foto foi feita entre 1907 e 1919. Algo em torno de 1910, pois a pavimentação da rua Ramiro Barcelos ocorreu nos anos da primeira metade da década de 1910.
Na foto não se avistam carros porque não haviam carros em Montenegro nessa década e nem estrada pelas quais os poucos carros existentes em Porto Alegre poderiam chegar a Montenegro.
A falta de movimento na rua sugere, no entanto, que a foto seja posterior ao ano de 1910, quando as obras da ferrovia até Caxias do Sul foram concluídas e diminuiu o fluxo das carretas que traziam mercadorias da região serrana para o porto de Montenegro. Elas passavam pela Ramiro e, depois que deixaram de vir, o movimento na rua deve ter diminuído.
Nos últimos anos da década de 1900 houve um trenzinho na Ramiro Barcelos, que serviu para levar material de construção do porto até as obras da estação da estrada de ferro. Uma grande obra, pois a estação ferroviária de Montenegro foi uma das maiores do estado.
Como se vê, a rua Ramiro Barcelos já tinha grande densidade de casas construídas.
O logal da foto é a esquina da Ramiro Barcelos com a rua São João.
No lado esquerdo da Ramiro, onde se vê uma loja de fazendas, hoje existe a praça Rui Barbosa.
Foto divulgada no site Fotos Antigas Rio Grande do Sul
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário