domingo, 4 de agosto de 2013

2458 - Os maiores campeões caienses

Nas décadas de 1950 e 1960, o Riachuelo já era 
uma das principais forças do futebol caiense


O Caí conta com um grande pesquisador da história do seu futebol. Iraní Rudolfo Lösch vem desenvolvendo um trabalho notável nessa área e já esclareceu várias  questões que, antes dele, eram motivo de discussão entre os esportistas locais.
Uma dúvida antiga, que já gerou muitas querelas entre torcedores do Guarani e do Riachuelo é a quantidade de títulos municipais conquistados por cada um desses clubes.
Iraní Lösch divide a história do futebol caiense em duas fases principais.

A primeira é a anterior ao advento dos  campeonatos organizados por ligas e vai até o ano de 1977 o que se disputava no Cai era o Campeonato Citadino. Essa fase iniciou em 1954 e os times campeões foram: 
Guarani, com 11 títulos 
Riachuelo, com 10 
Racing Atlético Clube, com três.
O Racing mandava os seus jogos no antigo campo do Municipal, situado no quarteirão situado entre as ruas Oderich, 1º de Maio, São Lourenço e 7 de Setembro, no bairro Navegantes.

A segunda fase começa em 1980, com os campeonatos organizados pela Liga Caiense de Futebol. Nessa fase foi maior o número de clubes na  disputa e o de clubes campeões:
Riachuelo, com 8 títulos
Rio Branco, com 5 títulos
Altaneiro, com 4 títulos
Guarani, com 2 títulos
Vila Nova, com 2 títulos
Flamengo, 1 título
Quilombo, 1 título
Conceição, 1 título

No total dessas duas fases, o Riachuelo é o maior campeão caiense, com 18 títulos municipais. O Guarani fica em segundo com 13; o Rio Branco é o terceiro, com cinco, o Altaneiro tem quatro, o extinto Racing três, o jovem Vila Nova dois. O Flamengo, da Vigia, e o Conceição, do bairro Conceição, têm um título.

Pesquisa realizada por Iraní Rudolfo Lösch



Nenhum comentário:

Postar um comentário