domingo, 15 de setembro de 2013

2718 - Vale Real: emancipações trouxeram o progresso

Membros da Comissão Emancipacionista: Anísio Farias, 
Roque Freiberger e Gilberto Freiberger







Os primeiros imigrantes alemães começaram a chegar ao Brasil em 1824, alcançando as terras de Vale Real somente 1851. 
Os primeiros moradores de Kronenthal, eram provenientes das terras alemãs da região do Reno, Monzefeld, Mholstein, Oldenburg e Pomerânea. 
A colonização valerrealense é, sobretudo de origem germânica, sendo que somente após 1875 é que chegaram os colonos provenientes da Itália. 
Entre os sobrenomes das primeiras famílias estavam: os Finkler, Freiberger, Stoffels, Arenhardt, Staudt, Krewer, Schneider, Puhl, Rauber, Gauer e Schmitz. 
Ao pisar na rampa de um navio rumo ao Brasil, os imigrantes não deixavam para trás apenas suas raízes, mas também parte de sua identidade. Rumavam para a América em busca de novos horizontes e oportunidades. 
Do Velho Mundo traziam suas famílias, sua honra, sua coragem e sua fé. Muitos sonhos e quase nenhum direito. De muitas promessas, restava aos imigrantes a árdua tarefa de refazer sua vida na sua nova Pátria. 
Em Vale Real, os traços culturais herdados dos imigrantes são perceptíveis na arquitetura, na música, na dança e na culinária, fazendo de nosso município um refúgio dos costumes e tradições do passado, acrescido com as inovações do presente. 
Os anos que se seguiram ao início da colonização foram prósperos. 
Tendo São Sebastião do Caí como município mãe, o povo local pouco pode contar com a prefeitura, localizada na distante sede municipal. A prefeitura do Caí tendo um enorme território para cuidar e poucos recursos disponíveis, muito pouco  podia ajudar.
Mas o Vale Real se mostrou capaz de trilhar seus próprios caminhos, criando sua própria história nos moldes de seu rico passado.
Em 1958, Feliz emancipou-se do Caí e Vale Real passou a pertencer ao novo município. A sede ficou mais próxima e a atenção da nova prefeitura tornou-se melhor. Mas ainda podia ser melhor.
Por anseio da comunidade local e seguindo os passos de município vizinhos, em 1989 foi empossada a Comissão da Emancipação que redigiu e organizou a documentação necessária para elevar Vale Real de vila à cidade.
Em 1991, foi realizada a consulta plebiscitária entre a população eleitoral, tendo a aprovação popular de 1388 votos a favor, num total de 2054 eleitores. Em 20 de março de 1992, por força da Lei Nº 9615, criava-se o Município de Vale Real. A vitória do SIM foi o marco de uma nova era e um ritmo de desenvolvimento passou a ser observado no antigo distrito do Caí e de Feliz.
Com a emancipação, podendo reger o seu próprio destino, Vale Real deu um salto de desenvolvimento.

Texto de Johnatan R. K. Rauber Prefeitura de Vale Real, 
com alguns acréscimos

Nenhum comentário:

Postar um comentário