sexta-feira, 20 de setembro de 2013

2746 - A divisa entre Montenegro e Caí




Montenegro emancipou-se de Triunfo em 5 de maio de 1873. O Caí emancipou-se de São Leopoldo dois anos depois, em 1875. Os dois eventos aconteceram em função do grande projeto de povoação da região serrana com imigrantes vindos da Europa.
Na época, em virtude das dificuldades de se fazer um trabalho de cartografia, eram muito utilizadas as divisas naturais. 

Por isso, foi estabelecido que o curso do rio Caí seria a divisa entre Montenegro 
e São  Sebastião do Caí.
 
Assim, São Vendelino, Pareci Novo, Harmonia, Tupandi, Bom Princípio e São Vendelino ficaram pertencendo ao município de Montenegro, enquanto que Capela de Santana e Pareci Velho ficou com o Caí. Basicamente, o que ficava à margem direita do rio, era Montenegro e o que estava na margem esquerda era do Caí.
A exeção foi Feliz, Vale Real e o território situado ao norte dessas localidades, que ficaram com o Caí. Entre Bom Princípio e Feliz, para fixar a divisa, foi utilizado um outro curso d'agua: o arroio Forromeco.




Mapa produzido por Alceu Masson para a obra Monografia Caí

Um comentário:

  1. Boa tarde. Nesse mapa, Canoas já era município (desde 1939), com o território de Santa Rita e Berto Círio desmembrado de São Sebastião do Caí.

    ResponderExcluir