domingo, 29 de setembro de 2013

2797 - Asfaltamento das estradas do interior: levando progresso para todas as localidades

Para levar ração  para os frangos, atrair empresas e levar o progresso para 
o interior, o asfaltamento das estradas é condição fundamental
O trecho de 4,5 quilômetros da Transcitrus está em fase final de asfaltamento na localidade de Despique. O prefeito Rafael Riffel conferiu o andamento da obra na última sexta-feira. Conforme a empresa Encopav, responsável pela obra, até o final de semana todo o trecho já deverá estar asfaltado. Depois será feita a sinalização.  E com isso, no trecho de cerca de dez quilômetros de Pareci Novo, faltarão apenas 440 metros que já estão com recursos garantidos, aguardando a liberação da Caixa Federal para serem licitados. Neste trecho que resta, além do asfalto, ainda devem ser construídos uma ponte e uma galeria.

O prefeito Rafael ressalta que após os transtornos decorrentes de qualquer grande obra, a comunidade será beneficiada com o tão sonhado asfalto em todo o trecho desde a RS 124, próximo da Sociedade Várzea do Pareci, até a divisa com São José do Sul. "Esperamos concluir tudo até o final deste ano", aposta. E Riffel também está integrado com os demais prefeitos e lideranças da região visando o asfaltamento dos outros trechos que ainda faltam na ligação entre os Vales do Caí e Taquari. Rafael cita que além de Pareci Novo, existem recursos garantidos apenas para a conclusão do trecho de Poço das Antas. E a luta continua para os asfaltamentos nos trechos de São José do Sul, Montenegro, Maratá e Brochier, além de municípios do Vale do Taquari. Faltam em torno de R$ 18 milhões para a conclusão de todo o trajeto, de cerca de 51 quilômetros.

A Rodovia Caminho dos Vales vem sendo asfaltada em tempo recorde graças aos recursos do Governo Federal, principalmente do Ministério do Turismo, além do Estado e contrapartida dos municípios. O traçado original da estrada existe há mais de 50 anos, sendo muito usado para o escoamento da produção agrícola. 

Nos últimos cinco anos ocorreu uma grande mobilização das lideranças da região, resultando na obtenção dos recursos necessários para a pavimentação asfáltica.


Matéria publicada em 23 de julho de 2013, no jornal Fato Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário