terça-feira, 26 de novembro de 2013

3131 - Início da navegação no rio Caí

O vapor Montenegro e barcos menores, movidos a vela (chamados de paquetes) 

atracados no porto de Montenegro




O uso de vapores na navegação riograndense começou com a empresa da família Blauth, no rio dos Sinos. Depois se desenvolveu pelos rios Jacuí, Taquari e Cai.
Em 1850 a navegação até o local onde hoje existe a cidade de São Sebastião do Caí já era significativa. Em parte pelo que havia de produção exportável naquela localidade. Mas, certamente, em maior parte pelas colônias de Feliz e Bom Princípio. Essas, naquele ano, eram mais povoadas e produtivas do que São Sebastião do Caí. E, mais importante ainda, era a colônia de São José do Hortêncio, que começou a ser povoada bem antes (pelo ano de 1827).
Mas essa localidade (o Caí, então chamado de Praia ou Porto do Guimarães) tinha o privilégio de estar situada no último ponto ao qual se podia chegar de vapor. Por isso, nas décadas de 1880 e 90, ela tornou-se o principal núcleo urbano do Vale do Caí.
Segundo informa o padre Theodor Amstad em Cem Anos de Germanidade no Rio Grande do Sul. Entre os primeiros empreendedores da navegação fluvial no rio Caí, estiveram "Keller, que durante décadas manteve uma linha de vapores entre Porto Alegre e São João do Montenegro. enquanto Koller, Schilling e Sauer, cada um com um vapor,  faziam a ligação até São Sebastião do Caí."

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