Mapa de 1876 elaborado pelo engenheiro José Inácio Coimbra
Esse mapa apresenta muitos aspectos curiosos. A localidade de Santa Ana (atual Capela de Santana) é apresentada com letra de maior destaque do que Monte Negro e Porto do Guimarães (atual São Sebastião do Caí). De fato, Capela nessa época (e principalmente antes disso) era maior, mais populosa e mais importante do que essas cidades. O arroio Forromeco é denominado Ferro Meco (seu nome na época, veja postagem sobre isso nesse blog. Bom Princípio está assinalado como uma localidade. Feliz não recebeu o mesmo destaque. Aparece assinalada apenas uma área de terras de considerável tamanho denominada Colônias da Linha Feliz. Criados na mesma época (Feliz em 1846 e Bom Princípio em 1848), Bom Princípio teve, de início, um desenvolvimento mais acelerado. Só depois que foi aberta a Estrada Visconde de Rio Branco e ela foi se tornando mais transitada, que Feliz tomou um maior impulso, chegando a tornar-se bem maior que Bom Princípio em 1900 (quando foi construída a ponte de ferro sobre o rio Caí junto à povoação. Aparecem na foto diversos arroios que conservam com os mesmos nomes até hoje. Rios e arroios não costumam mudar de nome. O que acontece mais são as deturpações, como a transformação de Ferro Meco em Forromeco e a de Três Marcos em Três Mares. Estão ali os arroios Maratá, o Salvador, com seu afluente Santa Rita. Do Forromeco, aparecem nominados os arroio Santa Clara e São Luiz. A colônia de Montravel Silveira (correspondente, basicamente, ao atual município de São Vendelino), aparece separada da colônia de Santa Maria da Soledade. Mais ao norte são mencionadas Terras Devoulutas, ou seja, sem dono e sem utilização. Na margem esquerda do rio Caí, os arroios Cadeia e Feitoria aparecem registrados com nomes idênticos aos que têm atualmente. O mapa mostra ainda, em vermelho, a antiga estrada Visconde do Rio Branco estendendo-se do Caí até Feliz. Também aparece, na mesma cor, o traçado da estrada de São José do Hortêncio, que já se estendia até a importante colônia de Nova Petrópolis. Estas duas estradas, tão importantes na época, até hoje não foram pavimentadas. Uma prova gritante da incompetência dos governos brasileiros. |
O Vale do Caí é a região brasileira com maior desenvolvimento sócio/econômico e as melhores administrações municipais. Foi colonizado, predominantemente, por brasileiros de origem lusa a partir de 1740, e por imigrantes alemães, desde 1827. EDITORIAL: veja postagem 1410 TAMANHO DAS FOTOS: um clic sobre as fotos pode mudar seu tamanho.
domingo, 8 de dezembro de 2013
3202 - Mapas do Vale do Caí, diferentes épocas
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