domingo, 12 de janeiro de 2014

3500 - Nova foto da Ponte da Mariazinha

A ponte da Mariazinha fazia parte da ligação  ferroviária
entre Montenegro e Porto Alegre


Entre os tesouros encontrados na vasta coleção de fotos feitas pelo montenegrino Edmundo Schaeffer, está essa vista panorâmica da ponte da estrada de ferro sobre o rio Caí, conhecida como Ponte da Mariazinha. Nome que se deve ao morro que existe no local, chamado de Morro da Mariazinha.
Essa ponte, construída pelo ano de 1909, foi demolida depois da extinção da linha férrea, que passava pelas cidades de Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Portão e Capela de Santana, até chegar a Montenegro e seguia para o centro do estado, chegando até Uruguaiana.
A ferrovia passava por dentro da cidade de Montenegro, atravessando ruas importantes, como a Ramiro Barcelos e a Osvaldo Aranha. Dentro da cidade, havia uma  ramificação que se dirigia para Caxias do Sul. Fato que fazia de Montenegro um dos mais importantes entroncamentos  ferroviários do estado.
A linha ferroviária para Caxias do Sul foi extinta e a que vai ao centro do estado ganhou novo traçado para atender o Polo Petroquímico e, ao mesmo tempo, tirar a ferrovia de dentro da cidade de Montenegro. Uma linha ferroviária passando dentro de uma cidade é algo bem problemático.
Com isso a Ponte da Mariazinha tornou-se inútil e foi demolida para que o ferro nela empregado fosse vendido.
Na avaliação de Egon Schaeffer, a foto foi feita por seu pai pelo ano de 1930.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Um comentário:

  1. Apenas como colaboração: Esta não é a Ponte da Mariazinha. A verdadeira tinha apenas um arco.
    Oscar Daubermann (assíduo leitor do blog)

    ResponderExcluir