segunda-feira, 31 de março de 2014

3842 - Oderich amplia instalações e se mantém como maior empregadora caiense

Tanto na sua unidade situada no centro da cidade quanto na do bairro
Vila Rica (foto) a Oderich amplia e moderniza as suas instalações


Há muitos anos a Conservas Oderich ocupa a posição de maior empregadora caiense. Desde a sua fundação, em 1909, foi ela que por mais tempo ocupou essa posição. Em poucas ocasiões ela foi superada nesse aspecto.

Isso poderá acontecer agora, devido ao crescimento da Agrosul, que começou suas atividades em 2004 e emprega hoje 1.200 funcionários.

Mesmo assim, a Oderich continua sendo maior que a Agrosul. Até porque ela tem unidades fabris em outros municípios do estado e mesmo fora do Rio Grande do Sul. E a sua matriz, no Caí, também está crescendo muito. Conta atualmente com 1.450 funcionários e vaga para mais 60, que tem dificuldade para preencher. 
O Caí, como se sabe, vive uma situação de pleno emprego e a maior dificuldade das empresas, atualmente, é encontrar funcionários.

A Agrosul começou suas atividades no Caí em 2004. Suas perspectivas futuras são muito boas. Dentro de dois meses deverá estar concluído o asfaltamento da estrada que liga a indústria à RS-122 e, com isso, se abrirão para ela melhores perspectivas de exportação. O fato dessa estrada ser de terra representa um sério entrave devido às exigências sanitárias dos países importadores de alimentos. Esse asfaltamento é o que falta para a empresa ganhar certificação de qualidade que lhe abrirá as portas de todos os mercados mundiais. 

A empresa tem uma área de mais de 30 hectares e muitas possibilidades de expansão das suas instalações. A construção de mais um grande pavilhão industrial já está nos planos da empresa e pode se prever que o seu número de funcionários aumente bastante nos próximos anos.
PÁREO DURO

Na década de 1940, devido à segunda guerra mundial, a fábrica de escovas (atual ODIM) chegou a ter 800 funcionários. Como a China e a Alemanha (que estavavam envolvidas com guerras) eram os maiores fornecedores mundiais de pincéis e escovas, houve uma grande carência desses produtos e a ODIM aproveitou a oportunidade para uma grande expansão da empresa. Chegou a construir um grande pavilhão improvisado, na Várzea da Vila Rica, onde trabalhavam centenas de funcionários.

Pelos anos de 1950 e 60, a fábrica da Arrozeira Brasileira, em Capela de Santana, superrou a Oderich, que havia diminuído as suas atividades.

Também na década de 1990, a Azaléia, com duas fábricas instaladas no município, superou a Oderich quanto ao número de funcionários. Mas a Azaléia fechou suas fábricas caienses em 2005 e a Oderich voltou a ser, disparada, a maior empregadora.

Matéria publicada no jornal Fato Novo, em 29 de março de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário