domingo, 30 de março de 2014

3837 - Mauro Coelho 4: barrilzinho de pólvora

Mauro era juvenil do Renner, em 1954, 
quando o clube sagrou-se campeão gaúcho


Mauro nasceu no Caí, no bairro Navegantes que ele tratava pelo nome popular de Coréia. Era filho de Valdomiro Coelho, também nascido naquele bairro e lá  foi comerciante por muitos anos, e de dona Normélia. Mauro era o segundo filho do casal. Mais velha é Eloá, casada com o Doutor Ângelo Silva, e mais novos são os irmãos Egon, Erasmo e Silomar. Tal como Mauro, todos os irmãos foram jogadores profissionais de futebol. Seguiram o exemplo e o estímulo do pai, que foi atleta amador e dirigente esportivo.
Mauro despontou cedo para o futebol e não tardou para que o seu talento para a bola o levasse para Porto Alegre, onde iniciou como juvenil e acabou sendo um dos principais atletas do Cruzeiro. Time de grande projeção na época. Lá ele viveu seus momentos de maior glória no esporte, sendo temido pelo ímpeto da sua atuação como centroavante. Ficou famoso pelo apelido de Barrilzinho de Pólvora.
Além da camiseta do Cruzeiro, defendeu a de outros grandes clubes, como o Internacional de Porto Alegre, o América do Rio de Janeiro e as principais equipes catarinenses. Foi duas vezes campeão do estado de Santa Catarina.
A primeira camiseta foi a do Riachuelo (1), vestida aos 14 anos, em 1950. Quatro anos depois, ele era juvenil do Renner e chegou a jogar uma partida como titular da equipe principal que, naquele ano de 1954, sagrou-se campeão estadual. Mauro participou, portanto, desse feito raro: a única conquista do Campeonato Gaúcho por um clube que não o Grêmio ou o Internacional.
Mauro foi um dos principais jogadores do Cruzeiro de Porto Alegre, no final da década de 1950 e início da de 1960. Época de glórias para o clube. Em 1960, o Cruzeiro foi o primeiro time gaúcho a excursionar pela Europa. Obteve grandes resultados jogando  contra alguns dos maiores times europeus e a viagem durou mais de três meses. Mauro foi um dos principais destaques da equipe.

1 - Uma das mais tradicionais equipes caienses

Matéria publicada pelo jornal Fato Novo na edição de 29 de março de 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário