terça-feira, 1 de abril de 2014

3850 - Mandrake

O nome do herói de histórias em quadrinho virou brincadeira infantil
No primeiro grenal da fase final do campeonato gaúcho, realizado no último domingo (30 de março), um jogador do Internacional invadiu o campo adversário de forma tão surpreendente que a defesa do Grêmio ficou parada. Diante disto, o comentarista Maurício Saraiva, da RBS TV, disse que o jogador deu um Mandrake na defesa gremista. Não chegou a explicar o significado dessa palavra e os mais jovens não entenderam o que ele quis dizer com aquilo.
Mandrake é um personagem de histórias em quadrinho. Muito conhecido na década de 1950, quando as revistas  em quadrinho eram um veículo cultural da maior importância.
Superhomem, Pato Donald, Mickey, Pardal, Pateta, Pluto, Tio Patinhas, Zorro e outros grandes personagens encantavam as crianças. 
Mandrake foi um dos mais populares desses personagens. Ele era um mágico e usava os seus poderes para combater os criminosos e salvar as donzelas.
Um dos poderes desse personagem era o de paralizar um inimigo pronunciando uma palavra mágica.
As crianças, na época, brincavam de Mandrake. Quando um menino pronunciava essa palavra dirigindo-se a um amiguinho, esse era obrigado a ficar parado, feito uma estátua, até ser liberado por aquele que proferiu aquela palavra.
Maurício, que nasceu em 1964, parece ter ainda brincado de Mandrake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário