sexta-feira, 16 de maio de 2014

4018 - Roberto Atayde Cardona

Roberto Atayde Cardona (de óculos, bigode e sorriso, no centro da foto),   
em 1972, num encontro de amigos no Balneário de Montenegro


Roberto Cardona nasceu em Pelotas no dia 1º de junho de 1934. Era filho de Silvestre Cardona dos Santos e Alzira Athayde Cardona. Foi casado com Therezinha Petry Cardona e teve cinco filhos: Raquel, Roberto, Simone, Marcelo e Leandro.
Teve, na infância, uma vida nômade. Começou seus estudos em Pelotas, no Grupo Escolar Cassiano Nascimento e os continuou  nas cidades de São Gabriel, Cacequi, São Leopoldo e Montenegro, onde concluiu a Escola Técnica de Comércio São João Batista.
A sua vida profissional foi bastante diversificada. Começou como locutor na Rádio Montenegro, foi funcionário do Banco Industrial e Comercial do Sul Ltda (Sulbanco), escriturário do Frigorífico Renner SA, secretário geral da Associação Comercial e Industrial de Montenegro, professor de Contabilidade Bancária e de Portugues na Escola Técnica de Comércio São João Batista, escriturário na Fundação de Economia e Estatística. Todos esses cargos foram desempenhados na cidade de Montenegro.
Atuou, ainda, no Conselho de Implantação do Polo Petroquímico, Conselho Regional de Contabildade e Companhia Interestadual de Estradas Alimentadoras (CINTEA).
Cardona foi presidente do Clube Riograndense.
Ele atuou em diversas entidades sociais e cívicas, recebendo muitas homenagens pelo seu desempenho nas mesmas. Desde a União Montenegrina de Estudantes, à comissão municipal do MOBRAL (movimento de voluntários empenhados na alfabetização de adolescentes e adultos, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico, América Futebol Clube e CTG Estância de Montenegro.
POLÍTICA
Começou na política elegendo-se vereador, pela ARENA, em 1968. Quatro anos depois, em 1972, elegeu-se prefeito e foi presidente da Associação  dos Municípios do Vale do Caí nos anos de 1973, 1975 e 1976. Em 1978 elegeu-se deputado estadual e reelegeu-se sucessivamente, tendo desempenho muito destacado na Assembléia Legislativa. 

Foto postada por  na página de Facebook Montenegro de Ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário