domingo, 25 de maio de 2014

4058 - A praça da matriz, antigamente, nem era praça

Por muitas décadas, o espaço da praça da matriz, doado à igreja,
permaneceu inaproveitado
A antiga Praça da Matriz, em Montenegro, era muito grande. Sua área correspondia a dois quarteirões e situava-se entre as ruas Assis Brasil e João Pessoa, Olavo Bilac e São João. A área pertencia à igreja católica e  foi mantida íntegra e sem construções até que, em 1922, uma parte dela foi destinada à construção do prédio da prefeitura. O restante da área pertencia à igreja desde quando a cidade foi criada, em meados do século XIX. 
O dono das terras onde hoje existe o centro de Montenegro era Tristão Fagundes e ele fez um loteamento reservando aquela área para a igreja, com mais a da matriz, que ficava em frente.
Nesta foto do ano de 1906, vemos que aquele vasto terreno ficou desocupado por muitas décadas e sem, sequer, ser ajardinado como uma verdadeira praça. E quando isso aconteceu, pela década de 1930, não durou muito tempo. Em 1939, mais uma parte do terreno foi doado pela igreja para a implantação da escola estadual 14 de Julho (atual Delfina Dias Ferraz) e, já na década de 1960, o restante da área foi usado na construção da catedral e vendido para a obtenção dos fundos necessários para essa obra.

Foto do acervo de Mara Vianna, postada na página de Facebook 
Montenegro de Ontem


Nenhum comentário:

Postar um comentário