quarta-feira, 18 de junho de 2014

4148 - O Vale do Caí é a região mais alfabetizada do país

Professores caienses comemoram o recebimento do certificado de município
livre do analfabetismo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística faz recenseamentos de dez em dez anos e, no ano 2000, foi constatado que o Vale do Caí era a região mais alfabetizado do país. 

Naquela ocasião, foi apurado que nove dos 20 municípios da região já podiam ser considerados livres do analfabetismo. Uma conquista tão espetacular que chamou a atenção da revista Veja.

Essa importante revista publicou uma ampla matéria mostrando o Vale do Caí como sendo o Vale da Felicidade. Título esse que a região adotou como slogan.

No ano 2000, os municípios que já apresentavam essa condição privilegiada eram Bom Princípio, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Pareci Novo, São José do Hortêncio, São Pedro da Serra, São Vendelino e Vale Real.

De lá para cá, a região progrediu e, no recenseamento de 2010, foi constatado que mais nove municípios valecaienses já se enquadravam entre os poucos do país que podiam ser considerados livres do analfabetismo.

Ou seja, municípios nos quais menos de 4,0 % da população é analfabeta. Incluindo-se aí pessoas muito idosas e portadores de deficiências que impedem ou dificultam a sua alfabetização.

Em 2010, os novos municípios da região que haviam eliminado o analfabetismo foram Alto Feliz, Barão, Brochier, Maratá, Montenegro, Salvador do Sul, São José do Sul, São Sebastião do Caí e Tupandi.

Para se ter uma ideia do quanto o Vale do Caí está à frente do restante do país nesse aspecto, basta dizer que dos 5570 municípios brasileiros, menos de 300 (5 %) já conseguiram eliminar o analfabetismo. No Vale do Caí, 90% já atingiu esse objetivo.

Municípios sem analfabetos no ano 2000
Bom Princípio
Feliz
Harmonia
Linha Nova
Pareci Novo
São José do Hortêncio
São Pedro da Serra
São Vendelino
Vale Real

Municípios que atingiram esse objetivo em 2010
Alto Feliz
Barão
Brochier
Maratá
Montenegro
Salvador do Sul
São José do Sul
São Sebastião do Caí
Tupandi

Municípios que ainda não chegaram lá
Capela de Santana
Portão

Matéria publicada pelo jornal Fato Novo em 18 de junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário