domingo, 31 de agosto de 2014

4723 - Torneio de Tiro Rei

Torneio de Tiro Rei no ano de 1909 na Sociedade Cultural
e Recreativa Linha Nova
No tempo do império, os colonos alemães ganharam grande prestígio com o governo, pois eles ficaram do lado do imperador no conflito da Revolução Farroupilha. Os farrapos conseguiram tomar até Porto Alegre, mas nunca dominaram a colônia alemã de São Leopoldo.
Talvez por isso, o governo brasileiro via com bons olhos um esporte que os colonos alemães apreciavam muito: o tiro ao alvo. Nas sociedades de tiro, os colonos aprendiam a usar armas e isso tinha o objetivo deles defenderem o seu território no caso de uma invasão.  O que era necessário naqueles tempos de muita violência.
Além da revolução farroupilha, também a revolução federalista, iniciada em 1893 causou muitas mortes e extraordinária crueldade, como o degolamento público de inimigos aprisionados, feito para intimidar os adversários. 
Essa revolução, que convulsionou o estado, teve pouco desenvolvimento nas regiões dos vales do Caí e do Sinos e a explicação para isso pode ser o treinamento dos colonos e seus descendentes. Era desaconselhável, para os revolucionários, tentar invadir a região dominada pelos bem treinados, e armados, colonos alemães.
Nas sociedades de tiro, os colonos aprendiam o manejo de arma e treinavam tiro ao alvo, além de praticarem a ginástica.
Todas as cidades com predominância de colonos alemães tinham suas sociedades de tiro e de ginástica e até mesmo pequenas localidades (como Linha Nova e Matiel, no município de Pareci Novo, tinham sociedades desse tipo). Algumas delas ativas até hoje.

Foto do acervo de Diego Carraro, disponibilizada na sua página de Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário