terça-feira, 9 de setembro de 2014

4767 - O gaiteiro Edmundo Schaeffer

Edmundo Schaeffer se apresentando no estúdio da rádio Santo Ângelo


O montenegrino Edmundo Schaeffer nasceu na localidade de Costa da Serra. Lá ele aprendeu a arte do comércio trabalhando no balcão do armazém de seu pai Leopoldo Schaeffer. Mas não ficou lá por muito tempo. Quando atingiu a maioridade foi prestar o serviço militar e permaneceu vários anos no quartel. Ia bem na carreira militar, mas acabou desistindo dela para se dedicar ao comércio. Tornou-se gerente de grandes empresas comerciais e terminou por fixar-se em Santo Ângelo, como gerente comercial da empresa Frederico Orthmann.
Mesmo sendo gerente, ele viajava para visitar os clientes, atuando como caixeiro viajante. Para conquistar a simpatia dos clientes, ele os brindava com fotos deles, de seus familiares e estabelecimentos. Por isso levava uma câmera fotográfica sempre consigo. 
Mas não só a cãmera. Edmundo também não viajava sem levar consigo a sua gaita de boca. Ele era excelente músico amador, sabendo tocar também o violão. Os instrumentos musicais também eram ferramentas  usadas por ele para agradar a sua clientela, levando a alegria da música às localidades interioranas onde fazia o seu trabalho de vendas.
A foto acima é de  1948, O programa era alusivo ao, 1* de outubro, dia do  caixeiro viajante. Na época uma profissão muito prestigiada, pois esses profissionais eram sempre aguardados nas localidades do interior, onde iam para fazer suas vendas.  do Viajante.
O baixinho ao lado de Edmundo é o locutor José Alcebíades de Oliveira,que foi o primeiro locutor do sistema de alto falantes de Santo Ângelo. Ele era amigo de infância de Egon Schaeffer (filho de Edmundo e grande músico profissional) e seu colega de ginásio.
Mais tarde chegou a atuar nas Rádios Gaúcha e Farroupilha,de Porto Alegre. Tornou-se muito popular e até foi eleito  deputado federal. 
Edmundo Schaeffer apresentou-se em diversos programas da ZYF6, Rádio Santo Ângelo, com grande sucesso.
Além de tocar gaita com maestria, ele tocava violão, como mostra essa foto feita ainda na Costa da Serra, sua terra natal.

Fotos e texto de Egon A.Schaeffer




Nenhum comentário:

Postar um comentário