sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

5015 - Morro Pelado

Antigamente esse morro era todo coberto por campos e, por isso,
o chmavam de Morro Pelado


Este pequeno morro pode ser avistado por quem passa pela rodovia RS-240, logo depois de passar pela entrada de Capela de Santana, indo para Montenegro.
Ele fica à direita da estrada.
Antigamente era conhecido como Morro Pelado, embora alguns o chamassem de morro das cabritas. Isso porque o morro não era coberto por árvores, como hoje. Ele era totalmente desmatado e coberto de campo onde pastava o gado. Seja o bovino, seja o caprino.
Essa é mais uma evidência que comprova uma observação que constantemente se faz quando são comparadas fotos antigas com a realidade atual.
Mesmo que as cidades tenham crescido e existam muito mais construções hoje do que a vinte, quarenta ou oitenta anos atrás, a vegetação nativa se propagou muito. Isso porque terras que antes eram utilizadas para a agricultura, silvicultura e agropecuária hoje estão abandonadas e, principalmente nas  encostas dos morros, foram tomadas pela selva e cobertas por ela de forma tão densa que se chega a pensar que nunca houve ali uma roça ou um campo de criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário