quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

5103 - Tenente-general Auto Guimarães

Oficial que deu nome à uma rua central de Porto Alegre, era irmão
Coronel Guimarães, líder da criação de São Sebastião do Cai

José Auto da Silva Guimarães, primeiro e único barão de Jaguarão, nasceu na Chácara do Cristal, em Porto Alegre, no dia 12 de setembro de 1819 e morreu no Rio de Janeiro em 28 de julho de 1880. Ele era irmão do coronel de Antônio José da Silva Guimarães, o Coronel Guimarães, que foi comerciante loteador de áreas onde hoje situa-se a cidade de São Sebastião do Caí, vereador de São Leopoldo (quando o Caí pertencia àquele município) e um dos principais responsáveis pela criação do município de São Sebastião do Cai.
Era filho do comerciante português Antônio José da Silva Guimarães, cavaleiro da Ordem Militar de Cristo, e de Maurícia Antônia de Oliveira Bandeira (descendente de Rafael Pinto Bandeira). Foi, casado com Josefina Angélica de Ourique Jacques.
Entrou para o exército em 1836, comandado por seu tio, o marechal Sebastião Barreto Pereira Pinto e participou da Revolução Farroupilha lutando contra os revolucionários farroupilhas. Chegou ao posto de tenente-general, tendo participado da Guerra contra RosasGuerra contra Aguirre e Guerra do Paraguai, onde comandou a divisão de ocupação do Paraguai, entre 1871 a1875
Foi, depois, comandante das armas do Rio Grande do Sul.
Foi agraciado com a grã-cruz da Imperial Ordem de São Bento de Avis; foi dignitário da Imperial Ordem do Cruzeiro, grande dignitário da Imperial Ordem da Rosa e comendador da Imperial Ordem de Cristo
Em reconhecimento aos grandes serviços  prestados ao império, recebeu o título de barão, em 10 de julho de 1872.
Em sua homenagem, existe em Porto Alegre a Rua General Auto. Uma bela rua do centro histórico da cidade, que conta com muitos  prédios antigos e imponentes. Essa rua, que tem apenas três quadras de extensão, liga a rua Duque de Caxias (próximo ao Palácio Piratini) com a Washigton Luiz (próximo à Escola Técnica Parobé).
Foto do site Googleearth

Nenhum comentário:

Postar um comentário