sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

5234 - Arno Carrard, biografia do grande emancipador

Depois de emancipar Bom Princípio, sua terra natal, Arno deu assistência
aos emancipadores de centenas de municípios gaúchos


















Arno Eugênio Carrard nasceu em Bom Princípio, no dia 24 de julho de 1943. Aprendeu a ler e escrever aos três anos de idade. Frequentou o Jardim da Infância no Grupo Escolar Bom Princípio (atual Pio XII). 
Nos três primeiros anos da escola primária ele foi aluno da Escola Paroquial dirigida pelos Irmãos Maristas. Teve ali mestres com alto nível cultural, na sua maioria vindos da França, mas a disciplina era extremamente severa e, para mantê-la, os irmãos professores não hesitavam em usar a vara e à palmatória. No quarto ano primário Arno passou a estudar no Seminário São João Vianney. Como tantos outros garotos de Bom Princípio, ele chegou a sonhar em ser padre. Mas desistiu da ideia e, no ano seguinte, passou a estudar no Grupo Escolar.
Ingressou depois no Ginásio São Sebastião, no Caí, mas fez ali apenas a primeira série do curso ginasial. Por motivos econômicos, foi transferido para o Ginásio Santiago, onde trabalhava para custear os seus estudos. Mas voltou em seguida a estudar no Ginásio São Sebastião, onde concluiu o curso ginasial. 
Estudava de manhã e, para chegar na escola na hora certa, tinha de levantar-se às cinco horas da madrugada. Arno ia para a escola de ônibus, mas não havia ônibus para o retorno, ao meio-dia. Ele, então, voltava a pé. Muitas vezes conseguia uma carona a partir de certo ponto da caminhada. Mas acontecia também dele fazer todo o percurso caminhando. Foi um líder entre os seus colegas ginasianos, com os quais criou um jornalzinho impresso em mimeógrafo, organizou uma olimpíada estudantil e criou a União Caiense de Estudantes. Talvez aí tenha iniciado a sua saga como escritor.
Fez depois o curso clássico, no colégio estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre e, em 1964, ingressou na faculdade de Direito da PUC, também em Porto Alegre. Formou-se em 1968. Participou de concursos de oratória, foi presidente da Academia de Oratória da URGS e, sendo premiado num concurso, ganhou uma bolsa para estudar nos Estados Unidos. Ele tinha, então, 22 anos e fez estágio de dois meses, na ONU, na OEA e no Centro de Exilados Cubanos.
O fato de seu pai ter sido um líder tão destacado não fez com que a família desfrutasse de situação econômica privilegiada. Para se manter enquanto estudava, Arno sempre precisou trabalhar. Seu primeiro emprego, quando ele era ainda adolescente, foi como ajudante de pedreiro, na construção da casa canônica de Bom Princípio. Em 1961, quando tinha 18 anos e foi estudar em Porto Alegre, ele passou a trabalhar no antigo Sulbanco. Dois anos depois passou a trabalhar na Superintendência do Desenvolvimento Regional do Sul – SUDESUL – já ocupando a função de Secretário do Conselho Deliberativo. O que o pôs em contato com importantes personalidades políticas. Faziam parte do Conselho os governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o Ministro do Interior e representantes de todos os demais ministérios. Depois de formar-se em Direito ele se tornou Procurador Federal.
Paralelamente a estas atividades, Arno Carrard sempre se envolveu com a política. Em 1961, logo que chegou a Porto Alegre para estudar, tornou-se secretário da União Gaúcha de Estudantes Secundários e, ao mesmo tempo, presidia o Conselho da Ala Moça do Partido Libertador. Poucos anos depois, na faculdade de Direito, foi secretário do Centro Acadêmico Maurício Cardoso. Quando, no governo militar, os antigos partidos foram extintos e criada a ARENA como partido de sustentação do governo, Arno tornou-se o primeiro presidente da ARENA Jovem estadual, bem como da Comissão Nacional.
Quando foi extinto o bipartidarismo, participou – juntamente com Sinval Guazelli, Luiz Fernando Cirne Lima, Mário Ramos, Clóvis Stenzel e outros – da criação do Partido Popular, que era liderado nacionalmente por Tancredo Neves. Mais tarde o Partido Popular fundiu-se com o PMDB para viabilizar a candidatura de Tancredo Neves a presidente Arno assumiu a secretaria do PMDB gaúcho que era presidido por Pedro Simon e tinha Sinval Guazelli na vice-presidência. Depois de haver comandado o movimento pela emancipação de Bom Princípio nos anos de 1981 e 1982, ele passou a apoiar outros movimentos emancipacionistas que ocorreram no estado resultando na criação de 260 novos municípios entre os anos de 1982 e 1990. Muitos deles criados com a sua participação decisiva. Considera que estas emancipações foram um dos mais importantes fenômenos político-sociais ocorrido no estado no século XX. Elas contribuíram para o desenvolvimento econômico e social das comunidades do interior e frearam o êxodo rural para as grandes metrópoles.
Aposentado em 1995 como Procurador Federal, Arno Carrard se dedica hoje à advocacia, principalmente na área eleitoral. Casado, em 1970, com Liane Veit, tem quatro filhos, todos atuando na área do Direito. A família reside em Porto Alegre mas passa os fins de semana em Bom Princípio, onde também possui residência.
Como emancipador a sua primeira atividade foi a luta pela emancipação de Bom Princípio, que conseguiu com grande êxito. Vieram depois os envolvimentos nas emancipações de todos os municípios do Vale do Caí emancipados após 1982. E esta experiência fez com que fosse advogado em centenas de comunidades que pleiteavam o mesmo. E o êxito foi tanto que ele recebeu incontáveis condecorações como cidadão honorário de municípios que ajudou a criar.

Texto de Alex Steffen

Um comentário:

  1. Tive o prazer e o privilégio de cursar a Faculdade de Direito, de 1964 a 1968, ao lado desse grande amigo.
    O dr. Arno Carrard não é só um emancipador.
    Além de líder nato é, um grande conciliador.
    Sua personalidade generosa e tolerante cativa a todos, e ao longo de 50 anos de convívio, nossa turma de faculdade se reúne graças ao trabalho desinteressado e permanente do dr. Arno. Eu me atrevo a dizer que o Ministério das Relações Exteriores, através do Itamaraty, contaria com um dos mais preeminentes embaixadores brasileiros, se o dr. Arno Carrard tivesse seguido a carreira diplomática.É um diplomata nato. Portanto, quero associar-me as justas homenagens que lhe são prestadas como fruto de incessante labor patriótico, sempre colocando sua invulgar capacidade e inteligência a serviço do Brasil, e em particular a sua terra natal o Rio Grande do Sul. Parabéns, querido amigo Arno! São justíssimas as homenagens que colhes agora, fruto de tua honestidade intelectual, desprendimento e generoso espírito de conciliação.

    ResponderExcluir