quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

5257 - A lomba pavimentada na estrada de Capela

O fato dessa pavimentação ter sido feita mostra como essa estrada era
importante na época (por volta da década de 1930)
Este foi o único trecho de estrada municipal pavimentado no município
do Caí antes da década de 1990.
A pavimentação antiga está sólida até hoje, mas ela é muito irregular
e é preciso passar devagar para não prejudicar a suspensão do carro

A preocupação da prefeitura em pavimentar esse trecho da estrada mostra
a importância que tinha Capela de Santana nos meados do século XX









As estradas do interior de São Sebastião do Cai não eram pavimentadas até o ano de 1960. E, apesar de um considerável surto de pavimentações ocorrido depois da virada do milênio, muitas ainda não receberam este benefício até agora.

Para ir-se de São Sebastião do Caí a Capela de Santana, o caminho mais curto passa pela estrada do Passo da Taquara, que tem seis quilômetros de extensão e não é pavimentada.

Ela liga o bairro caiense de Conceição à periferia de Capela e vai da RS122 à RS240.
O viajante que vai de Caí a Capela, quando chega ao fim da estrada do Passo da Taquara, dobra à esquerda para ir à cidade de Capela, que está próxima.
Caso ele, ao invés de dobrar à direita, atravesse a RS-240 e siga direto, por uma estreita e pouco utilizada estradinha de terra, vai logo se deparar com algo raro. 
Numa lomba bastante íngreme que encontrará logo adiante, verá que o leito da estrada é pavimentado com pedra irregular.  Algo semelhante à pavimentação de ruas antigas de cidades como Caí e Montenegro que não são asfaltadas. Em muitas das ruas asfaltadas das cidades brasileiras o asfalto foi aplicado sobre pavimentações com pedra irregular semelhantes ao da estrada de Capela. O trecho pavimentado é bem curto. Cerca de 100 metros.

Antes da existência da linha de ônibus entre o Caí e Capela existia o transporte através de carruagens, que ligava o Caí às estações ferroviárias de Capela e Pareci Velho.

Fotos registradas pelo editor desse blog em 18 de janeiro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário