sábado, 27 de janeiro de 2018

5271 - Reedição do livro Montenegro

Paula e Gilberto Gehlen comemoram a receptividade do livro Montenegro

Um livro com fino acabamento, capa dura e papel couché. Assim a Gráfica Gehlen apresenta a reedição da monografia de José Cândido de Campos Netto, publicada pela primeira vez em 1924. O então secretário da Prefeitura fez ali um apanhado geral da cidade de Montenegro e seus distritos (hoje quase todos cidades emancipadas), com dados importantes de sua produção agrícola, industrial, passando por clubes sociais e esportivos. Quem quer saber como era Montenegro no início do Século XX encontra respostas nesta publicação.

De acordo com o proprietário da gráfica, Gilberto Gehlen, a iniciativa da reedição partiu após um pedido muito especial. “O pesquisador Romélio Alves de Oliveira nos procurou para saber se era possível imprimir um exemplar, e dissemos que se tivéssemos o original, até seria possível”, conta. E então surge a restauradora de livros Shirley Becker, com um exemplar original restaurado. “Estava em ótimas condições, e ela nos cedeu para fazermos as cópias”, relata Gilberto.

Desde novembro de 2013 o funcionário Jeferson Machado se dedicou a digitalizar página por página do livro. “Um trabalho muito cuidadoso, porque não poderíamos estragar o original”, observa Paula Coronet Gehlen, esposa de Gilberto. 

Em abril deste ano, finalmente, o livro é impresso. E com a divulgação nas redes sociais, a procura foi intensa desde o lançamento. Quem quiser um exemplar deve procurar a Gráfica Gehlen, em Montenegro.
Início de tudo
Um dos documentos que estão anexados ao livro de Campos Netto é o que se pode definir como a prova do início da povoação do Vale do Caí. Datado de 1791, o documento dá posse de terras da região a um Manuel Lopes Duarte na localidade de Potreirinho do Pinhal. Teria sido esta então a primeira família a fixar residência na região.


Matéria publicada pelo jornal Fato Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário