sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

5275 - Dom Remildo Bohn: um bispo nascido na Feliz

Dom Remídio, que nasceu na localidade de São Roque, no interior 
do município de Feliz, era o bispo da diocese de Cachoeira do Sul
Natural do município de Feliz, Dom Remídio era bispo da Diocese de Cachoeira do Sul. Ele lutava contra um câncer no pâncreas desde maio do ano passado esteve internado na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, tendo sido submetido a dezenas de sessões de quimioterapia. Ele faleceu no sábado, no Lar Sacerdotal de Gravataí, aos 67 anos. 

Os atos fúnebres iniciaram com velório e missa na Catedral de Porto Alegre no início da manhã. Já às 11 horas foi celebrada missa na Capela São Jorge, em São Roque, na Feliz. E no final da tarde missa na Catedral de Cachoeira do Sul, seguida do sepultamento. Pela primeira vez um túmulo especial – uma cripta, foi feita para um sepultamento de um bispo na própria catedral de Cachoeira do Sul, que ficou completamente lotada na despedida.


Ordenado na Feliz e reitor em Bom Princípio
Dom Remídio nasceu na Feliz em 21 de maio de 1950 e fez os seus estudos primários na escola paroquial da localidade de São Roque. Depois realizou o curso ginasial e colegial no Seminário São José, de Gravataí. Cursou Filosofia no Seminário Maior de Viamão e os estudos de Teologia na PUC em Porto Alegre. Foi ordenado sacerdote na Feliz em 1975. 

De 1976 a 1977 foi assistente dos seminaristas no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio. Após ainda foi professor no Seminário de Gravataí e pároco em Poço das Antas. Voltou ao Seminário de Bom Princípio onde atuou entre 1982 e 1986, inclusive como reitor. Ainda foi pároco em Canoas e Porto Alegre. Participou em Medellín, na Colômbia, de um curso de especialização em Teologia. Em 2006 foi nomeado Bispo Auxiliar de Porto Alegre, onde até 2010 atuou como vigário episcopal. Depois atuou em Guaíba e também secretário do Regional Sul da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2011 foi nomeado bispo da Diocese de Cachoeira do Sul, onde estava até seus últimos dias.


Matéria de Guilherme Baptista para o jornal Fato Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário