domingo, 4 de fevereiro de 2018

5280 - Chico Pedro, o primeiro e único Barão do Jacuí

Natural de Porto Alegre, o barão lutou pelo império na Revolução Farroupilha e foibem recompensado por isso

Francisco Pedro Buarque de Abreu, nasceu em Porto Alegre no ano de 1811 e destacou-se como comandante militar, lutando a favor do governo imperial na Revolução Farroupilha.Teve relevante papel na vitória do império, que evitou a separação do Rio Grande do Sul do império brasileiro. Foi conhecido também pelo apelido de Moringue.
Filho do comerciante português Pedro José Gomes de Abreu e de Maria Alves de Meneses (descendente de Jerônimo de Ornelas). Foi um dos mais temidos líderes legalistas, teve importante participação na resistência ao cerco de Porto Alegre pelos farrapos, tendo realizado diversas sortidas para arrembanhar gado e garantir o suprimento de alimentos.[1] 
Também participou de vários combates tendo sido fundamental na conquista de Caçapava; no ataque e destruição dos estaleiros navais farroupilhas no Rio Camaquã, como capitão em 1839; e na Surpresa dos Porongos, como coronel, em 1844, quando cercou e destruiu a tropa de Davi Canabarro[2].
Em outros combates como em novembro de 1841 fez 20 prisioneiros e tomou 400 cavalos dos Farroupilhas, perto de São Gabriel; em 20 de janeiro de 1842 Chico Pedro, atacado por Bento Gonçalves e 300 homens, derrota-o, provocando 36 mortes, 20 prisioneiros e capturando toda a bagagem, sofrendo somente 3 mortes e 7 feridos.
Com o final da Revolução Farroupilha, recebeu o título de barão e o de brigadeiro honorário.[2] Acostumado à guerrilha, não se acostuma à vida militar, dá baixa do exército para cuidar de sua propriedade rural.
Proprietário de terras na fronteira com o Uruguai, criou uma força militar para defender os interesses dos fazendeiros brasileiros no Uruguai.[2] Enfrentando bandos uruguaios dedicados ao roubo de gado, combate as forças do coronel Diego Eugenio Lamas e a divisão do general Servando Gómez.[2] Estas lutas guerrilheiras ocorridas entre 1849 e 1850 levaram o nome de Califórnias do Chico Pedro.
Ao iniciar a Guerra do Paraguai reúne uma força de cavalaria para lutar com o general Osório[2]
Empresário, foi loteador da vila de Montenegro e organizador da colônia de Maratá. Foi um dos beneméritos da construção da Igreja Nossa Senhora das Dores em Porto Alegre.
Francisco Pedro Buarque de Abreu morreu, em Porto Alegre, no dia 7 de julho de 1891.
A localidade de Vale Suíço, no interior do município de São Vendelino,  era chamada de Chico Pedro, em homenagem ao barão, que foi proprietário de terras no município de Montenegro, ao qual São Vendelino pertenceu até a metade do século XIX, quando São Vendelino, assim como Bom Princípio, passaram a integrar o município de São Sebastião do Caí.
Homem importante em Montenegro, foi homenageado pelo seu município ao ser dado o seu nome à pequena localidade vendelinense. O nome da localidade só foi mudada para Vale Suíço no início do atual século, quando São Vendelino já havia se tornado município independente.
O Barão tinha terras em Montenegro e fez importantes negócios nesse município. Ele loteou uma parte da área central da cidade e, também foi um dos organizadores da colônia de Maratá, providenciando infraestrutura para o local e vendendo as áreas de terra para os colonos.
Texto básico extraído da Wikipédia e várias outras fontes

Um comentário:

  1. Segundo a Guerra dos Farrapos - Biblioteca do Exército - Canabarro estaria na mesa de negociações do Armistício Final qdo o Gen. Chico Pedro atacou os Lanceiros Negros do General Neto que estavam acampados no aguardo da Paz. OGen Chico Pedro auou pelos dois lados: Império e Republicanos Unitários. Segundo a B.do E. Canabarro nunca foi vencido em combate.

    ResponderExcluir