domingo, 25 de fevereiro de 2018

5320 - Os colonos

A Pomerânia, de onde vieram os primeiros colonos para
Nova Petrópolis, localiza-se no extramo norte da Alemanha

Segundo o estudo de Piccolo (1989, p. 54), os primeiros imigrantes de Nova Petrópolis (de 1858 a 1859) foram na sua grande maioria originários da Pomerânia, província da Prússia. Eram lavradores e professavam a religião protestante (luteranos). 
Com os pomeranos também vieram colonos provenientes da Saxônia, em sua maioria igualmente lavradores e protestantes. Em menor escala, vieram lavradores de diversas procedências tanto protestantes como católicos das províncias renanas da Prússia e Baviera; do Grão-ducado de Baden; Grão-ducado de Hessen; da Alsácia e Silésia. 
Continua a crônica de Frederico Michaelsen: Em 1862 assumi a escola na Linha Nova onde também recebi moradia e terras para plantar, 500 réis por cada aluno, eram 40 a 50. 
No dia 08 de janeiro de 1867 assinei meu primeiro contrato oficial como professor em Nova Petrópolis com o falecido Dr. José da Silva Flores que na época era Diretor Geral do Ensino. Recebi 50 Mil réis por mês. Este contrato foi renovado por duas vezes, cada vês com a duração de um ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário