domingo, 25 de fevereiro de 2018

5311 - Nova Petrópolis, a fundação da colônia

A fundação da colônia de Nova Petrópolis ocorreu em 7 de setembro de 1858, pelo presidente da província do Rio Grande do Sul, conselheiro Ângelo Muniz Ferraz, voltada ao assentamento de colonos alemães. 
Na obra Contribuição para a história de Nova Petrópolis (1989, p. 50), ao analisar os relatórios periodicamente apresentados ao governador da província, registra Piccolo que “o relatório REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 16, n. 1, Passo Fundo, p. 71-84, jan./jun. 2009 79, apresentado por Ângelo Muniz Ferraz à Assembléia Provincial na sua 1ª sessão de 1858, em 5 de novembro, é o melhor documento para esclarecer as circunstâncias que determinaram a fundação de Nova Petrópolis”.
Transcreve-se parte do referido relatório: "
Achei reunidos muitos elementos para a prosperidade dessa nova colônia, inclusive a melhor estrada de rodagem que a natureza pode oferecer em terrenos de serra. As águas são permanentes, cristalinas e abundantes; os terrenos de uma fertilidade assombrosa; os matos frondosos e ricos de madeiras, e com seus tabuleiros convenientemente inclinados para receberem todos os instrumentos aratórios. 
Em virtude disto, criei aí uma colônia e mandei medir nesse lugar prazos coloniais e pela sua posição e configuração de seu terreno a denominei “Nova Petrópolis”. No dia 7 de setembro do corrente ano, sua instalação teve lugar. Para ali tenho encaminhado, por várias vezes, 273 colonos sendo 158 homens e mulheres 115. 

MEMÓRIAS DE UM PROFESSOR Luiz Alberto de Souza Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário