domingo, 25 de fevereiro de 2018

5318 - A carta

Nova Petrópolis é, hoje, um dos principais turísticos do estado e o seu diferencial
é a peculiaridade da sua  cultura germânic
Conforme reportagem extraída da Deutsche Zeitung, edição nº 52, de 1o /7/1898, jornal editado por Von Koseritz, transcrita pelo professor Renato U. Seibt e publicada no jornal A Ponte, de Nova Petrópolis, em novembro de 1987, temos um único testemunho escrito, legado por Frederico Michaelsen em uma humorada crônica de seu cotidiano como professor na recém-instalada colônia de Nova Petrópolis. REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 16, n. 1, Passo Fundo, p. 71-84, jan./jun. 2009 73
Diretrizes para os jovens que desejarem seguir a carreira do magistério na falta de outras ocupações.
"Em vista das interessantes narrativas do velho camarada Pilke, a respeito de sua vida movimentada como professor e alto funcionário da Justiça e finalmente como aposentado, quero esforçar-me a apresentar aos leitores algo de minha vida e das minhas experiências no cargo de professor. Mesmo que da minha escola não tivessem saído grandes espíritos, como daquela de Pilke, mas posso demonstrar que tive a honra de ter comerciantes, presidente de câmaras de vereadores, oficiais de todas as armas e mais um respeitável público entre os meus alunos. Devo acrescentar ainda que até um médico e profeta saiu de minha escola... Quando terminou a guerra contra o ditador Rosas, fomos dispensados do exército, mesmo sem grandes despedidas, sem as quais também passamos..."

MEMÓRIAS DE UM PROFESSOR Luiz Alberto de Souza Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário